A Campanha Presidencial que se transformou em case
na história recente do Brasil.



Durante as eleições presidenciais de 2018, muitos veículos me procuraram para que eu explicasse como poderia uma campanha presidencial custar tão pouco, afinal os valores foram amplamente divulgados pelos meios oficiais do governo e na própria imprensa, incrédula a respeito da capacidade da produtora em produzir tanto material, com qualidade, e tão pouco dinheiro.

A história começou com a negociação da campanha eleitoral no horário gratuito para o primeiro turno, porém não chegamos num acordo e como é de conhecimento público, o partido optou por outra empresa.

Terminada a primeira etapa da vitoriosa campanha no primeiro turno e prevendo dificuldades para a produção do segundo, devido a grande quantidade de materiais a serem produzidos, voltamos a abrir contato e desta vez definimos a estratégia de trabalho que se iniciaria em 28 de setembro de 2018, com 8 profissionais, e se ampliaria, em 03 de outubro, com mais 14 pessoas a serem incluídas. No total, 22 pessoas trabalhando ininterruptamente até dia 27 de outubro de 2018. Portanto, 30 dias para produzir 14 programas de 5 minutos de duração, 22 comerciais de 30 segundos e 15 filmes de durações variadas para a internet.

Roteiristas, redatores, jornalistas, editores, cinegrafistas, assistentes, eletricistas, maquiadora e produtores sob minha direção de cena e de fotografia, naquele que seria o maior desafio de nossas carreiras: eleger o Presidente do Brasil, lutando contra uma estrutura super dimensionada do partido opositor, com mais de 200 profissionais produzindo a mesma quantidade de materiais, que faríamos num grupo tão pequeno, porém com uma vantagem: a imensa insatisfação com o partido opositor. Assista os programas e filmes comerciais produzidos!



Mario Palermo Filho.